ARMAZENAGEM
a) INTRODUÇÃO
Os pneus, câmaras de ar, protetores, válvulas, aros e rodas devem ser armazenados em locais cobertos e fechados.
Estejam montados em aros ou não, os pneus devem ser armazenados devidamente limpos.
Os produtos de borracha não devem ser expostos a luz solar ou artificial forte, calor, ozônio (motores elétricos e etc.) e hidrocarbonetos (derivados de petróleo), pois tais elementos tendem a causar sua degradação.
As câmaras de ar para pneus, devem ser infladas ligeiramente, polvilhadas com talco e colocadas dentro dos pneus, ou armazenadas vazias em pilhas de no máximo 50 cm de altura, em prateleiras. Estrados com piso de sarrafos não são recomendados, pois as bordas dos mesmos danificarão as câmaras de baixo.
Se as câmaras forem fornecidas em caixas de papelão ou sacos, estas deverão permanecer embaladas pois estas embalagens protegem contra possíveis contaminações e degradações devido ao ozônio e aos efeitos da luz.
Os protetores, de preferência devem ser colocados dentro dos pneus junto com a câmara, porém se for necessário estocá-los separadamente, devem ser colocados em prateleiras protegidos contra contaminação por pó, graxa e umidade. Nunca devem ser armazenados pendurados, para não sofrerem deformação e alongamento.
As válvulas deverão ser mantidas de preferência na própria embalagem, evitando - se também a umidade e o contato com quaisquer produtos que possam danificá-las.
Os aros e as rodas devem ser armazenados livres de umidade. Caso sejam empilhados, estes deverão ser de mesmo diâmetro e a pilha não deverá exceder 1,20 metros.
Nos casos de rodas de alumínio, a eventual umidade retida entre as superfícies de duas rodas tenderá a ocasionar manchas de difícil remoção.
b) UMIDADE
O armazém deverá ser fresco, seco e moderadamente ventilado, devendo ser evitada a umidade. Cuidados devem ser tomados para que não haja ocorrência de condensação.
Pneus que serão destinados a reforma/conserto devem ser bem secos antes de sua armazenagem.
c) LUZ
Os pneus, câmaras de ar, protetores e válvulas devem ser protegidos da luz solar e de luz artificial forte. Recomenda-se que a iluminação do armazém seja feita com lâmpadas incandescentes.
d) TEMPERATURA
A temperatura de armazenagem deve ser abaixo de 35º C ( ideal é que fique entre 10 e 25º C). Com temperaturas acima de 50º C, particularmente na ausência de adequada rotação dos estoques, o processo de envelhecimento da borracha será acelerado e afetará sua vida útil.
e) OZÔNIO E AGENTES QUÍMICOS
Como o ozônio é particularmente nocivo, o armazém não deve ter equipamentos que gerem ozônio, tais como luzes fluorescentes, lâmpadas de vapor de mercúrio, motores elétricos, ou outros equipamentos que produzam faíscas ou outras descargas elétricas.
Solventes, combustíveis, lubrificantes, produtos químicos, ácidos e desinfetantes que gerem gases e vapores não devem ser armazenados junto aos pneus, câmaras de ar, protetores, válvulas, aros e rodas.
f) DEFORMAÇÃO
Os produtos devem ser armazenados sem tensão ou compressão, para não sofrerem rachaduras e deformações permanentes.
g) ROTAÇÃO DO ESTOQUE
Para evitar a deterioração, o tempo de armazenagem dos produtos deve ser minimizado. O estoque deve ser manuseado no depósito de tal forma que os produtos que serão utilizados sejam os que primeiro entraram no armazém.
h) ARMAZENAGEM DOS PNEUS - CURTO PRAZO
Para armazenagem de prazo curto (até 4 semanas), os pneus podem ser colocados em pilhas, na horizontal em estrados limpos e livres de contatos com superfícies cortantes. Recomenda - se que a altura das pilhas não exceda 1,50 metros. Depois da 4ª semana os pneus devem ser reempilhados, invertendo - se a posição dos mesmos na pilha. A cada 4 pilhas é recomendada a amarração com dois ou três pneus conforme figura.
i) ARMAZENAGEM DOS PNEUS - LONGO PRAZO
Por longo prazo (acima de 4 semanas), os pneus devem ser armazenados na posição vertical (ver figura), em prateleiras nas quais a distância do pneu com o piso seja de no mínimo 10 cm. Para evitar deformações, recomenda - se girar os pneus ligeiramente uma vez por mês, para mudar os pontos de apoio.